Jovem promessa do basquete do IMF

Ana Carolina da Silva Moreira, 15 anos, é uma das jovens talentosas do basquete da Mangueira e tem mostrado um desempenho impressionante desde que ingressou na modalidade no final de 2022. Com uma trajetória marcada pela determinação e superação, Ana foi convocada para a Seleção Brasileira de Basquete Sub-15, para o Sul-Americano da categoria, que acontece entre os dias 4 e 10 de novembro, em Barquisímetro, na Venezuela.

“Fiquei feliz, um sentimento de dever cumprido, pois foi a meta que estipulei para mim no início do ano. Estava lutando para ir atrás disso e consegui”, revela Ana, ao falar sobre sua recente convocação para a seleção sub-15 de basquete. Sua conquista trouxe não apenas alegria para ela, mas também para sua família, que vibrou com a notícia.

Ana destaca o papel crucial do IMF e de seus professores em sua jornada. “O Instituto contribuiu em praticamente tudo para que eu pudesse alcançar essa meta. Foi aqui que realmente comecei a aprender os conceitos mais avançados do basquete e evoluí nas táticas de jogo, com o auxílio do Paulinho, da Fátima e também das meninas da equipe”, afirma.

Com a meta de ficar entre as 12 jogadoras selecionadas, Ana está determinada a dar o seu melhor. “Minha expectativa é jogar o Sul-Americano e treinar sempre, o dobro, o triplo”, diz, evidenciando sua dedicação e compromisso.

A atleta foi recentemente convocada para a seleção sub-15.

Ao olhar para o futuro, ela não tem novas metas definidas, mas deseja continuar na seleção nas próximas convocações para as categorias sub-16 e sub-17. “Desistir não é uma opção, lutar sempre pelo que você quer. Há um ano, eu não imaginaria que estaria na seleção. Tive questões ao longo do caminho e achava que era de um nível inferior. Mas lutei, treinei, melhorei meu arremesso e meu drible, e agora colho o que plantei”, reflete.

Ana compartilha sua jornada de autodescoberta, lembrando que, no início, entrou no basquete por obrigação e sem gostar da modalidade. “Minha tia me disse: ‘não desiste porque isso pode ser uma oportunidade para sua vida’. Agora, imagina se eu tivesse desistido? Não estaria vivendo este momento incrível e não teria as amigas e oportunidades que tenho hoje”, finaliza.

A história de Ana Carolina é uma inspiração para muitos jovens. Ela prova que a perseverança e o apoio certo podem transformar a vida de um atleta. O Instituto Mangueira do Futuro continua a ser um espaço de oportunidades e crescimento, onde sonhos se tornam realidade.

O projeto #CentrodeReferênciaEsportivaMangueira é uma realização do Instituto Mangueira do Futuro e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro @esportegovrj e da @petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. #petrobras #mangueira #cremangueira #esporteeducacional #esporterj