Alunas do IMF participam da prova Rainha do Mar

Por Gabriella Lourenço

Alunas do IMF participam da prova Rainha do Mar, uma das maiores competições femininas de águas abertas

Neste domingo (29), aconteceu na Praia de Copacabana, zona Sul do Rio de Janeiro, mais uma edição da prova Rainha do Mar. A competição faz parte do calendário de 2023 do “Verão Espetacular” e contou com a disputa entre as melhores atletas do mundo.

O torneio teve a presença das nossas atletas e da professora e técnica de natação Danuza Siqueira, que recebeu a oportunidade de treiná-las. As atletas Beatriz Limeira, 18 anos, e Hemilly Gomes, 11 anos, participaram da prova Open 500. Na Sprint 1K atuaram Letícia Lemos, 13 anos, e Júlia Victoria, 17 anos e na Classic 2K, Maria Luyza Barros, 18 anos e Jéssica Nascimento, 16 anos.

O torneio Rainha do Mar é a maior prova feminina de águas abertas do continente e esporte de praia do Brasil, tendo como objetivo promover a milhares de atletas, amadoras e profissionais, experiências únicas no litoral brasileiro.

Para a professora Danuza Siqueira, ter uma competição só para mulheres é uma desconstrução e reconhecimento do poder feminino no esporte, além de ser de suma importância para atletas do Instituto.

“O valor para as alunas serem parte do Rainha do Mar é enorme. Temos inúmeras atletas profissionais brasileiras e de outros países participando da prova de elite, são nestas mulheres que elas podem se espelhar. Ter uma prova só com o nome de Rainha do Mar, voltada somente para o público feminino, é uma desconstrução, reconhecimento da mulher no esporte e é uma oportunidade de mostrar o empoderamento feminino”, declara a técnica de natação.

O evento deste ano teve o comparecimento da holandesa Sharon Van Rouwendaal, medalha de ouro no Rio-2016, prata em Tóquio-2020 e atual campeã do ‘Rainha do Mar’; a italiana Rachele Bruni, vice-campeã olímpica no Rio-2016; a argentina Candela Giordanino, além das brasileiras Cibele Jungblot, Viviane Jungblot, Beatriz Dizotti e Julia Diogo.

O responsável por comandar a atração foi o narrador Luis Roberto, que esteve ao lado das medalhistas olímpicas Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto. O evento teve transmissão pela Rede Globo, a partir das 10h. A competição tem apoio das Águas do Rio, da marca esportiva Arena e entre outros.

O projeto #CentrodeReferênciaEsportivaMangueira é uma realização do Instituto Mangueira do Futuro e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro @esportelazerj e da @Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
#petrobras #mangueira #cremangueira #esporteeducacional #EsporteRJ