Por Gabriella Lourenço.
Nesta segunda semana de outubro, ocorreu no Centro de Referência Esportiva Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, o maior festival de levantamento de peso. O evento é o mais abrangente da modalidade e reúne uma ampla gama de participantes, desde de alunos e atletas de todas as idades e lugares. A festividade englobou o Campeonato Estadual, a Quinta Edição do Festival Mangueira e a Copa Carioca.
Os torneios contaram com a presença de nossos atletas, que competiram em diversas categorias, incluindo sub 09, sub 12 e sub 17, sob a orientação do treinador e técnico de LPO, Alex Tozzi. Vale ressaltar que essas competições foram realizadas em parceria com a Federação Esportiva de Levantamento de Peso do Estado do Rio de Janeiro, fortalecendo ainda mais a importância do evento.
O Instituto, representado por 8 alunos na categoria Sub 09 por equipes, conquistou a 2ª posição, obtendo quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Destacaram-se nessa categoria os atletas Taila Emanuelly Anjos, de 9 anos, e João Miguel da Silva Monteiro, de 6 anos.
Na categoria Sub 12, a equipe ficou na 2ª posição também. Nesse desempenho, o grupo, formado por 12 atletas, assegurou oito medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Os atletas Beatriz Henrique Cahu, considerada a segunda melhor atleta na categoria Sub 12, e Max Costa Cirillo, melhor atleta Sub 12, foram notáveis para conquista.
Na categoria Sub 15, participaram 8 atletas do IMF, conquistando duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, além de ter 3 atletas em 4º lugar. Visibilidade para as atletas Layanne Nayara Leone e Simony Cristina Ferreira, que demonstraram um alto desempenho na competição. O Centro de Referência Esportiva Mangueira saiu como campeã na categoria Sub 15.
No Campeonato Estadual Sub 15, Sub 17 e Sub 20, a equipe da Mangueira demonstrou uma boa performance nas categorias, consolidando status como uma potência no cenário esportivo. No Sub 15 masculino e feminino, o Instituto Mangueira do Futuro foi campeã geral. Nesta competição preparatória para o Campeonato Brasileiro Júnior, todos os atletas conseguiram melhorar seus resultados.
Tendo excelente rendimento dos atletas Sub 15 masculinos, Jorge Lucas Campeiro Sant’Anna, de 15 anos, não apenas se tornou o campeão da competição, mas também estabeleceu um novo recorde estadual da categoria no arremesso e no total, e Wagner do Nascimento Silva e Santos, com apenas 13 anos, não só conquistou o título estadual Sub 15, mas também estabeleceu recordes estaduais e nacionais nas categorias Sub 15 e Sub 17 na categoria de 55kg. Wagner terminou como o segundo melhor atleta do Estadual, perdendo apenas para Jorge Lucas na categoria 73kg, que ergueu 100kg no arremesso pela primeira vez.
No feminino, todas as atletas alcançaram seus melhores resultados no Sub 15. Na categoria 55kg, Laura Anita Romeiro foi reconhecida como uma das principais atletas da competição, Isanelly Cristina da Silva, na categoria 40kg, e Eduarda Coutinho de Brito, na categoria 71kg.
Na categoria Sub 17, a equipe foi campeã geral. No masculino, Bernardo Mattos Tourinho na categoria 89kg foi destaque. No feminino, as atletas ocuparam as 4 melhores posições na competição. Laila Rocha Grimaldi, na categoria 76kg, foi reconhecida como a melhor atleta.
Na categoria Sub 20, a Mangueira novamente alcançou o topo, com os dois melhores atletas do estadual. Matheus de Souza Pessanha se sobressaiu no masculino, estabelecendo recordes estaduais e nacionais na categoria de 89kg. No feminino, Lourdes Califrer, categoria 64kg, impressionou ao estabelecer um recorde estadual Sub 20 e no nível adulto.
O projeto #CentrodeReferênciaEsportivaMangueira é uma realização do Instituto Mangueira do Futuro e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro @esportelazerj e da @Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
#petrobras #mangueira #cremangueira #esporteeducacional #EsporteRJ