O Instituto Mangueira do Futuro teve participação de destaque no Campeonato Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), realizado entre os dias 15 e 18 de maio, na cidade de Sete Lagoas (MG). Representando a seleção carioca, o Instituto levou 22 atletas — sendo 9 no masculino e 13 no feminino — e voltou para casa com medalhas, recordes e resultados históricos.

O maior nome da competição foi Taiane Justino, cria do Morro da Mangueira e do Instituto Mangueira do Futuro, que entrou para a história do esporte nacional ao se tornar a mulher mais forte do Brasil de todos os tempos. Negra, mulher e formada nas bases do projeto social, Taiane brilhou intensamente ao registrar 115kg no arranco, 150kg no arremesso e 265kg no total, quebrando os maiores recordes nacionais já alcançados por uma atleta brasileira.
Além dela, outros nomes também se destacaram:
- Matheus Pessanha, campeão da categoria até 110kg, foi o atleta que levantou o maior peso de todo o campeonato, com incríveis 200kg no arremesso.
- Cristhian Izaias também subiu ao topo do pódio e ainda quebrou três recordes brasileiros na categoria júnior (20 anos): 150kg no arranco, 190kg no arremesso e 340kg no total.

Medalhas e resultados
O Mangueira do Futuro conquistou cinco ouros, quatro pratas e três bronzes no Brasileiro Adulto:
Campeões nacionais:
- Marcella Piovesan (cat. 63kg)
- Giovanna Gurgel (cat. 77kg)
- Taiane Justino (cat. +86kg)
- Matheus Pessanha (cat. 110kg)
- Cristhian Izaias (cat. +110kg)
Vice-campeões:
- Wagner do Nascimento (cat. 65kg – 15 anos)
- Matheus Tavares (cat. 71kg)
- João Victor Nascimento (cat. 79kg)
- Beatriz Martinho (cat. 86kg)
Medalhas de bronze:
- Micaella Severiano (cat. 53kg – 15 anos)
- Laura Anita Romeiro (cat. 58kg – 14 anos)
- Lourdes Califrer (cat. 69kg)
Outros resultados expressivos vieram com atletas que ficaram entre os oito melhores do país em suas categorias, incluindo jovens talentos do Sub-17 que competiram entre adultos e surpreenderam com seus índices e força.
Novas fronteiras: Sul-Americano e Pan
Um dos grandes destaques da competição foi o desempenho do quarteto Sub-17 formado por Jorge Lucas Campeiro, Wagner Nascimento, Laura Anita Romeiro e Micaella Severiano, que não apenas conquistou medalhas no Brasileiro Adulto, como também atingiu índice mínimo para o Campeonato Sul-Americano Sub-17, que será realizado em setembro em Cuenca, no Equador, e para o Pan-Americano Sub-17, em novembro, na cidade de Potosí, no México.

Trabalho em equipe
A delegação do Instituto Mangueira do Futuro contou com o acompanhamento dos treinadores Alex Tozzi Ernesto e Elaine Mattos Sobroza, que celebraram não apenas os resultados individuais, mas o crescimento coletivo da equipe. “Esse desempenho mostra a força do trabalho de base que desenvolvemos no Instituto. Ver nossos jovens, muitos vindos de comunidades e com histórias de superação, competindo e vencendo em nível nacional é motivo de muito orgulho”, afirmou Elaine.
O Instituto Mangueira do Futuro segue transformando vidas por meio do esporte e da educação, revelando talentos e formando campeões — dentro e fora das competições.
O Centro de Referência Esportiva Mangueira é uma realização do Instituto Mangueira do Futuro, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.
@esportegovrj @petrobras
#petrobras #mangueira #cremangueira #esporteeducacional #esporterj #ParceriasPetrobras e #PetrobrasSocioambiental.
