Meninas jogam brasileiro 3×3 pelo Fluminense

Quatro atletas do Instituto Mangueira do Futuro, projeto referência na formação esportiva e cidadã de crianças e adolescentes na Zona Norte do Rio, foram selecionadas para representar o Fluminense Football Club no Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino 3×3 pela base tricolor. A competição aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de julho, no Tijuca Tênis Clube.

As jogadoras Giulia Ramos, Isabela Moreira, Letícia Quaresma e Beatriz Poças, todas formadas pelo basquete da Mangueira, integraram a equipe sub-15 do Fluminense e tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de representar um dos maiores clubes do país em um torneio oficial e garantir o sexto lugar na competição, entre 15 equipes de diversos lugares do Brasil.

A iniciativa partiu do professor Paulo Neto, que atua no basquete do Centro de Referência Esportiva Mangueira e também treina as equipes masculinas sub-14 e sub-15 do Fluminense. Ao dialogar com o diretor de esportes olímpicos do clube, surgiu a proposta de formação da equipe feminina de base — uma oportunidade inédita e promissora para as jovens atletas.

“A gente acredita no talento e no potencial dessas meninas. Essa vivência vai além da quadra — é também um incentivo para que elas sigam sonhando alto e se reconhecendo como protagonistas no esporte”, afirma Paulo Neto.

Moradora da comunidade da Mangueira, a jovem atleta Giulia Ramos não esconde a empolgação:
“É uma chance muito importante pra mim. Nunca imaginei estar jogando pelo Fluminense, e tudo isso só está acontecendo porque o Instituto me acolheu e acreditou em mim desde o começo. Quero dar o meu melhor e mostrar que meninas da comunidade também têm talento e garra”, diz Giulia.

O Instituto Mangueira do Futuro segue firme em sua missão de transformar vidas por meio do esporte, da educação e da cultura. A participação das atletas em torneios como esse reforça a importância de investir na base e na inclusão das meninas no cenário esportivo.

Esse trabalho contínuo só é possível graças ao engajamento da comunidade, da equipe técnica e o patrocínio de parceiros que acreditam no poder da transformação social — como a Petrobras e o Governo do Estado, que contribuem para o fortalecimento de iniciativas como esta através do Programa Petrobras Socioambiental.

O Centro de Referência Esportiva Mangueira é uma realização do Instituto Mangueira do Futuro, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.
@‌esportegovrj @‌petrobras
#petrobras #mangueira #cremangueira #esporteeducacional #esporterj #ParceriasPetrobras e #PetrobrasSocioambiental.