Atleta do IMF faz história e conquista ouro no LPO

Atleta Matheus Pessanha – Foto: Ana Patricia/COB

O Brasil voltou a brilhar nos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025 com uma performance histórica do atleta Matheus Pessanha, atleta do Instituto Mangueira do Futuro, que conquistou a medalha de ouro no levantamento de peso na categoria até 98 kg.

O brasileiro somou 380 kg no total, sendo 168 kg no arranco e 212 kg no arremesso — este último estabelecendo novo recorde pan-americano júnior na categoria até 110 kg. A final foi realizada em agosto. Pessanha confirmou o favoritismo absoluto ao vencer com uma larga vantagem de 60 kg sobre o segundo colocado.

Matheus chegou à competição como um dos grandes destaques do torneio. Atual campeão e recordista mundial sub-20 no arremesso, além de vice-campeão no arranco da categoria até 102 kg, o brasileiro vinha de uma campanha impecável no Pan-Americano Sub-20, onde conquistou três medalhas de ouro. Mesmo ainda sendo júnior, ele já compete entre os adultos, categoria em que já coleciona duas medalhas no Pan-Americano.

Em Assunção, nos primeiros 155 kg do arranco, ele já superou todas as melhores marcas dos competidores. Depois, aumentou a carga para 162 kg na segunda tentativa e 168 kg na terceira, cravando o domínio brasileiro na prova.

No arremesso, a superioridade foi ainda mais evidente. O brasileiro começou com 190 kg, depois alcançou 200 kg e fechou a prova com 212 kg, garantindo não só a medalha de ouro, mas também o recorde pan-americano júnior. Com isso, ele terminou a competição com 380 kg no total.

Com o resultado, Matheus Pessanha reforça seu nome como grande promessa do levantamento de peso brasileiro.

O Centro de Referência Esportiva Mangueira é uma realização do Instituto Mangueira do Futuro, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.

@‌esportegovrj @‌petrobras

#petrobras #mangueira #cremangueira #esporteeducacional #esporterj #ParceriasPetrobras e #PetrobrasSocioambiental.